Alunas jogando os games do Nintendo Wii
As aulas de Educação Física do IFPB Campus Cajazeiras não são mais as
mesmas desde a chegada de um novo instrumento para a prática de
exercícios: um videogame. Apesar de parecer contraditória a associação
entre os games em vídeo e a prática de exercícios físicos, as novas
tecnologias têm tornado estas duas atividades uma aliada para tirar as
aulas de Educação Física da rotina.
A diferença e a inovação estão no uso do console de videogame da plataforma Nintendo Wii, que utiliza, no jogo Wii Sports, os movimentos corporais do jogador para simular movimentos esportivos de diversas modalidades, como boxe, tênis, golfe, boliche e basebol. O aparelho foi doado pela Receita Federal ao campus e já conquistou seu lugar nas aulas.
"Lógico que esse tipo de aula não deve ocorrer todas as semanas, pois acabam virando rotina também. Mas, fazendo a periodização adequada, ele tem bons resultados, principalmente para aqueles alunos que não têm tanta habilidade para os esportes de quadra que envolvem bola, ou ainda aqueles que não têm afinidade com a piscina", revela o professor Juan Parente Santos.
Os exergames, como estão sendo chamados este tipo de jogos, se revelam como um auxílio das novas tecnologias para tornar as aulas de Educação Física mais dinâmicas, ajudando no aprendizado das regras de novos jogos, como golfe e basebol, e fugindo do "quarteto" futsal, basquete, vôlei e handebol.
O professor Juan destacou também o espírito de cooperação que surgiu entre os alunos, no momento em que eles passaram a tentar dominar os movimentos do Wii Sports, de uma maneira que não acontecia na quadra ou na piscina. "Outro fator inetressante e imprescindível está no esforço físico em si, que deixou muita gente suada e cansada ao término da atividade", lembra o professor Juan Parente.
Patrícia Lins - Jornalista do IFPB, com a colaboração e fotos do Prof. Juan Parente.
A diferença e a inovação estão no uso do console de videogame da plataforma Nintendo Wii, que utiliza, no jogo Wii Sports, os movimentos corporais do jogador para simular movimentos esportivos de diversas modalidades, como boxe, tênis, golfe, boliche e basebol. O aparelho foi doado pela Receita Federal ao campus e já conquistou seu lugar nas aulas.
"Lógico que esse tipo de aula não deve ocorrer todas as semanas, pois acabam virando rotina também. Mas, fazendo a periodização adequada, ele tem bons resultados, principalmente para aqueles alunos que não têm tanta habilidade para os esportes de quadra que envolvem bola, ou ainda aqueles que não têm afinidade com a piscina", revela o professor Juan Parente Santos.
Os exergames, como estão sendo chamados este tipo de jogos, se revelam como um auxílio das novas tecnologias para tornar as aulas de Educação Física mais dinâmicas, ajudando no aprendizado das regras de novos jogos, como golfe e basebol, e fugindo do "quarteto" futsal, basquete, vôlei e handebol.
O professor Juan destacou também o espírito de cooperação que surgiu entre os alunos, no momento em que eles passaram a tentar dominar os movimentos do Wii Sports, de uma maneira que não acontecia na quadra ou na piscina. "Outro fator inetressante e imprescindível está no esforço físico em si, que deixou muita gente suada e cansada ao término da atividade", lembra o professor Juan Parente.
Patrícia Lins - Jornalista do IFPB, com a colaboração e fotos do Prof. Juan Parente.
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