sábado, 29 de setembro de 2012

Prêmio Pemberton de Pesquisa na área da saúde

O que é o Prêmio Pemberton?

O Prêmio Pemberton é uma iniciativa da Coca-Cola Brasil voltada a profissionais, instituições de pesquisa e universidades, nas diferentes áreas da Saúde: Medicina, Educação Física, Nutrição, Odontologia e disciplinas afins. Seu objetivo é incentivar pesquisas científicas com foco em bem-estar e nos requisitos para uma vida saudável, tais como os benefícios da alimentação equilibrada, da hidratação e da prática de exercícios físicos. O nome da premiação foi escolhido em homenagem ao pesquisador John Stith Pemberton que, em 1886, criou a Coca-Cola.

Em setembro de 2012, a Coca-Cola Brasil lança a 3ª edição do Prêmio Pemberton, que conta com o apoio da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição) e ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). 

Os trabalhos serão avaliados por um Conselho Científico formado por renomados representantes dos meios médico e acadêmico e da Coca-Cola Brasil. 

Em sua 2ª edição, o Prêmio recebeu inscrições de profissionais da Saúde ligados a universidades e centros de pesquisas de todo o Brasil e foi considerado um sucesso.
21 de Setembro de 2012.

A ficha de inscrição e outras informações sobre o prêmio podem ser obtidas em www.premiopemberton.com.br

Lançamento do Prêmio Pemberton. 


Abertura das inscrições - 30 de Abril de 2013 

Encerramento das inscrições. 
Data final para o envio dos resumos - 2ª quinzena de junho de 2013 

Divulgação dos cinco resumos selecionados - 12 de Julho de 2013 

Data final para envio dos trabalhos científicos completos - 2ª quinzena de agosto de 2013 

Divulgação dos três trabalhos selecionados - Setembro de 2013 

Apresentação Oral - A partir de setembro de 2013 

Evento de Premiação, com divulgação do primeiro, segundo e terceiro lugares, em cada um das categorias, em local e data a serem definidos pelos organizadores do Prêmio Pemberton.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ULBRA inscreve para Pós-graduação EAD




São oferecidos oito cursos nos Polos de Apoio da Instituição

A ULBRA prorrogou o prazo de inscrição para preenchimento de vagas na Pós-graduação EAD devido à greve dos Correios. Os interessados devem realizar inscrições pela internet até dia 26.09, por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponível no site www.ulbra.br/posead.
A documentação necessária para o preenchimento da vaga deve ser digitalizada e encaminhada via e-mail para secposead2@ulbra.br, posalunoead@ulbra.br ou coordposead@ulbra.br. A documentação também deve ser encaminhada via Correios para Avenida Farroupilha, 8001, prédio 14, sala 220, bairro São José, Canoas, CEP 92.425-900. No endereçamento do envelope deverá constar o nome do curso que o candidato solicita a inscrição.
São oferecidos cursos de especialização em Advocacia Pública, Direito Ambiental, Finanças Empresariais, Gestão de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão Educacional, Inclusão Educacional e Psicopedagogia Educacional. Os alunos terão aulas nas metodologias E-learning ou Semipresencial, de acordo com a especialização escolhida.
Mais informações podem ser consultadas no Edital na página da Pós-graduação EAD, pelo e-mail posalunoead@ulbra.br ou pelo telefone (51) 3477.9216

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Grupo de Seminário Científico Multidisciplinar


Venha participar deste encontro! Vale a pena!
Aproveite seu tempo para conhecer as diferentes atividades de pesquisa de seus Professores!
Quem sabe isso o desperta para um mundo novo!
Grupo de Seminário Científico Multidisciplinar
Seminário tem como Título:
NIVEIS SERICOS DE LEPTINA EM VÍTIMAS DE TRAUMATISMO CRÂNIO ENCEFÁLICO GRAVE
 Seminarista Profa.:­­ Ms. Adriana Roloff
 Dia: 25/09/2012
Horário: 18:00 às 19:00 horas.
Sala: SALA 212 – PRÉDIO 2
A participação nos seminários ao longo do semestre resultará em certificado.
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Isabel Morgan Martins
Pesquisadora do Laboratório de Estresse Oxidativo e Antioxidantes ULBRA Canoas/ Hepatologia Clínica e Experimental HCPA.
"Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é só consequencia" (Albert Eistein)
"...que o caminho seja brando a teus pés, o vento sopre leve em teus ombros. Que o sol brilhe cálido sobre a tua face, as chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja, que Deus te guarde na palma de Sua mão."
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo da Vinci).

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Residência Multiprofissional forma primeira turma


CRICIÚMA - A psicóloga Gabriela e a fisioterapeuta Franciani Rodrigues, os odontólogos Mateus Stoffel Machado e Simone de Oliveira Silva, a nutricionista Meriéli Medeiros Ronsani, a profissional de Educação Física Rosana Mengue Maggi, as enfermeiras Sandra Dominguini Darolt e Simoni Leal Justo e a Farmacêutica Tamara Simão Bosse receberam nesta sexta-feira o certificado depois de dois anos de estudo e trabalho no SUS do município de Criciúma. Para participarem do projeto, os profissionais precisam ser aprovados em um processo seletivo. Durante dois anos, eles realizam o trabalho nas unidades básicas de saúde de Criciúma, por intermédio do PSF (Programa Saúde da Família), com bolsa financiada pelo Ministério da Saúde. A Unesc possui outras duas turmas do programa. 

Para Ioná Bez Birollo, coordenadora da Coremo (Comissão da Residência Multiprofissional), o mercado exige que o profissional tenha, além do conhecimento específico, o de outras áreas. "Agora a saúde pública ganhou mais profissionais preparados com um grande conhecimento para fortalecer a atenção básica".

"Juntos somos mais fortes para construirmos o Sistema Único de Saúde", afirmou a patronesse dos formandos, a secretária do Sistema de Saúde de Criciúma, Franciele Gava. A paraninfa Luciane Bisognin Ceretta, diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc), afirmou que a proposta do programa é "traduzir para a realidade os conceitos que os profissionais aprenderam". 

Além da patronesse e da paraninfa, a turma homenageou a coordenadora do Residência Multiprofissional, Josete Mazon e o professor Silvio Ávila Júnior (amigo da turma). Também estiveram presentes no evento a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Robinalva Ferreira, Lisiane Tuon, representante da secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Édson Gomes, representante da coordenadoria Regional de Saúde e Edmilson Zanatta, representante do Hospital São Donato, de Içara. 



Informações de Milena Nandi

sábado, 15 de setembro de 2012

Educação Física e a Parada Cardíaca


A Parada Cardíaca é a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Atulamente, no Brasil, ela é responsável por uma morte a cada DOIS minutos! A cada minuto que se passa sem algum tipo de ajuda, essas vítimas perdem cerca de 10% de chances de sobreviverem - por isso a ação tem que ser imediata! O socorro prestado, além de FUNDAMENTAL, é também MUITO SIMPLES - basta o mínimo de conhecimento para realizar a Ressucitação Cardiopulmonar, ou RCP, popularmente conhecida como "MASSAGEM CARDÍACA".

TODOS NÓS 
SOMOS EQUIPADOS COM DISPOSITIVOS QUE SALVAM VIDAS: NOSSAS MÃOS!!!

O Grupo de Resgate e Emergência - GRE, em parceira com a Hospitrade Ltda, realizará em Porto Alegre no dia 16/09/12 o evento de lançamento do projeto "AÇÃO CERTA: MÃOS QUE SALVAM!", uma ação social que visa difundir o conhecimento básico do atendimento incial às vítimas de morte súbita. 

O primeiro TREINAMENTO EM MASSA DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR de Porto Alegre objetiva treinar a população leiga em massagem cardíaca para, trabalhando junto com os órgãos governamentais, poderem verdadeiramente fazer a diferença entre a vida e a morte dessas vítimas. O treinamento dura cerca de 5 minutos e envolve a prática de RCP em manequins individuais sob supervisão de instrutores qualificados. 

A presença de cada um de vocês e a divulgação aos amigos e familiares é imprescindível para alcançarmos nosso objetivo! 

Como a maioria das paradas cardíacas ocorrem dentro de ambientes familiares, o nosso conhecimento e nossa atitude, muito provavelmente, ajudará a salvar a vida de alguém próximo e querido... 

Abraços

Maiores informações abaixo e na fan page do evento

http://www.facebook.com/events/316559748442506/ 

-- 

"A ciência é a procura da verdade; não é um jogo no qual uma pessoa tenta bater seus oponentes, prejudicar outras pessoas." (Linus C. Pauling) 

prof. Marco Araújo de Assis, CREF 014152 - G/RS
Esp. em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais - UGF
Contato: (51) 81146711
E-mail e MSN: assis_ma@yahoo.com.br
Skype: assis_ma

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Precisa de horas de pesquisa? Então não perde estas oportunidades!



As atividades complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional. O que caracteriza este conjunto de atividades é a flexibilidade de carga horária semanal, com controle do tempo total de dedicação do estudante durante o semestre ou ano letivo, de acordo com o Parecer do CNE/CES nº 492/2001. 

São exemplos de atividades complementares:

Participação em eventos internos e externos à Instituição de Educação Superior, tais como semanas acadêmicas, congressos, seminários, palestras, conferências, atividades culturais; 
Integralização de cursos de extensão e/ou atualização acadêmica e profissional; 
Atividades de iniciação científica, assim como de monitoria.


Quais atos normativos instituem as Atividades Complementares?


O Parecer nº 67 do CNE/CES, estabelece um Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação
A Resolução CNE/CES nº 2/2007, dispõe sobre a carga horária mínima e os procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.

sábado, 1 de setembro de 2012

O desempenho olímpico reflete a capacidade de uma nação?

 Contribuição do colega João Paulo Souza.

 Analisando a pesquisa realizada, fica uma grande dúvida: E o Brasil? Vai fazer o que para 2016?

Fonte: Revista Época - 20/08/2012