Esclarecer
as dúvidas de um aluno sem ter como usar gestos ou desenhos na lousa.
Tentar entender o seu perfil e o nível de explicação necessária
considerando apenas como a pergunta é formulada. Este é um desafio que
um número crescente de professores está enfrentando graças aos sistemas
de plantões de dúvidas via internet que vêm sendo criados recentemente.
A
maior vantagem para os profissionais é poder trabalhar em casa e,
dependendo do caso, em horários alternativos ou horas livres.
Criado no final de 2012, o site Professores de Plantão usa a mão de
obra de alunos de mestrado e doutorado de instituições de ensino, como a
USP e a Unicamp, e não oferece vínculo empregatício. "É uma maneira de
estes estudantes terem um ganho extra", diz Erica Lais Hoeveler, sócia
do site. Ela explica que os professores recebem pelas horas trabalhadas
no esclarecimento de dúvidas dos alunos e são remunerados apenas pelas
perguntas que respondem.
Quando um aluno entra com uma dúvida, o sistema busca um professor
especialista naquele assunto para que possa ensiná-lo. Segundo Erica, em
um mês no ar, o site tem 500 alunos cadastrados e mais de mil
professores. "Os educadores se inscrevem on-line também, nós conferimos
as informações curriculares enviadas e então liberamos o acesso para que
possam responder aos alunos", explica.
Pagamento por tempo
O
site tem o Facebook como ferramenta de acesso. O aluno se cadastra e
compra um tempo de serviço, como funciona, por exemplo, com a telefonia
pré-paga. O valor contratado pode ser utilizado para o esclarecimento de
dúvidas em qualquer uma das matérias oferecidas: Matemática, Biologia,
Língua Portuguesa, História, Geografia, Atualidades, Física e Química.
Erica conta que a ideia de criar o site surgiu a partir de uma
situação pessoal de sua sócia, Cinthia Gaban, que estava estudando
Estatística para um concurso público. "Ela não conseguia resolver uma
questão e também não conseguia encontrar pela internet um professor da
área que pudesse esclarecer sua dúvida naquele dia", lembra. Como as
duas estudavam há algum tempo uma alternativa para investir em um
negócio próprio, começaram a desenvolver o projeto de um site para
esclarecimento de dúvidas dos alunos online. O foco inicial são alunos
do ensino fundamental II e do ensino médio, mas há um crescimento na
procura entre aqueles que estão prestando vestibular e concurso. "A
grande facilidade deste público é que muitos já têm cartão de crédito e
não dependem de um responsável para inscrevê-los no nosso serviço",
afirma Erica.
Jornada de trabalho
A
empresa tem o apoio da incubadora de negócios da Telefonica/Vivo, que
fez um investimento inicial de US$ 50 mil e também presta apoio ao
Professores de Plantão. Outros grupos já investem em sites semelhantes,
em que os alunos podem ter contato rápido com um professor, seja para
ajudar em um plano de estudos, seja para esclarecer uma dúvida imediata
de quem está estudando para uma prova, vestibular ou concurso. A meta é
que o aluno tenha sempre o seu problema resolvido em prazos inferiores a
24 horas.
Segundo Gabriel Alexandre Costa, um dos fundadores do Professores
On-line, o site atende hoje a seis escolas privadas, duas secretarias
municipais de Educação e a estudantes que contratam o serviço
diretamente pelo site. Ele afirma que são 50 mil alunos cadastrados no
serviço de plantão de dúvidas. "Desenvolvemos a proposta do site porque
muitos estudantes não podem contar com os pais para ajudar no
esclarecimento de dúvidas no momento dos estudos. Eles também têm
dificuldades de encontrar, mesmo na internet, ajuda específica em
determinadas matérias para que possam estudar ou fazer as tarefas que
foram passadas na sala de aula", explica.
Apoio específico
Quando
uma escola ou prefeitura contrata o serviço, existe também a
possibilidade de que o site ofereça material didático e de apoio
específico para os alunos daquela instituição. O serviço é oferecido
para estudantes a partir do 6o ano do ensino fundamental e é muito
procurado também por quem está prestando vestibular ou concursos.
Diferentemente do Professores de Plantão, o Professores On-line contrata
os profissionais, que cumprem uma jornada de trabalho mensal, com um
horário preferencial para o plantão. Conforme a jornada de trabalho de
cada um, os professores são informados via e-mail e SMS quando uma
dúvida da área de sua especialidade é postada. O prazo máximo para que a
dúvida seja esclarecida é de 24 horas por contrato, mas Gabriel afirma
que atualmente o tempo máximo na prática é de 6 horas. Além de ajudar a
resolver exercícios e esclarecer dúvidas, os professores de Língua
Portuguesa também avaliam redações e textos que são enviados pelos
alunos.
Perfil profissional
O
perfil de profissionais que trabalham para o site são professores
jovens, com convívio no ambiente de internet, facilidade de responder de
forma clara por escrito e experiência na sala de aula. "Após a
contratação, eles recebem um material de treinamento e passam por um
período de testes, em que suas respostas são analisadas por
orientadores, só depois disso é que passam a responder diretamente aos
alunos", explica Gabriel.
A professora de Língua Portuguesa Ana Lúcia Martins trabalha há um
ano no Professores On-line. Segundo ela, o maior desafio do sistema de
trabalho é entender pela pergunta qual é o nível de aprofundamento
necessário para responder àquele aluno que apresentou a dúvida. "Os
professores respondem sem saber quem é o aluno e precisam entender as
necessidades deles apenas com base na maneira como a dúvida foi
apresentada. Não existe uma resposta pronta, temos de nos adaptar às
necessidades de quem está do outro lado", explica. Ela conta que, salvo
raríssimas exceções, as perguntas apresentadas não exigem uma pesquisa
específica do professor para sua resposta. "Isso é mais comum de
acontecer na análise de textos escritos pelos estudantes, que podem ter
um tema bastante específico que o professor não domina. Neste caso, ele
precisa ter informações sobre o assunto para poder analisar melhor a
qualidade do texto", exemplifica.
Ana Lúcia diz que o professor não dá nota para as redações que
recebe, mas analisa como o aluno abordou o tema, a coerência, a
adequação, além de apontar erros de ortografia e gramática e propor
modificações que melhorem a qualidade do texto escrito. Em literatura,
as principais dúvidas são relacionadas aos livros de leitura obrigatória
para os vestibulares.
Língua estrangeira
A
inclusão das línguas Inglesa e Espanhola é um dos diferenciais da
Escola 24 Horas, dirigida pelo professor Severino Félix da Silva. O
portal foi criado em 2000 com o conteúdo em textos, vídeos e exercícios
interativos, como uma forma de reforço. O site também oferece áreas
específicas de auxílio a professores e pais. A ideia de oferecer um
plantão de esclarecimento de dúvidas fez parte do desenvolvimento do
portal. Silva conta que o site contrata os professores para uma jornada
de trabalho semanal e que eles são remunerados pelo tempo de trabalho
independentemente de esclarecerem dúvidas dos alunos nestes horários ou
não. "Em horário normal, das 7 horas às 23 horas, 90% das perguntas são
respondidas em menos de 20 minutos", afirma. Ele explica que o processo
de contratação é semelhante ao que é usado nas escolas e que cada
disciplina tem seu coordenador. "No início, após passar por um
treinamento, o professor é acompanhado em suas respostas por um colega
mais experiente", diz. Todos os professores participam de duas reuniões
presenciais anuais.
O professor de Física Carlos Eduardo Deodoro Rodrigues trabalha na
rede pública de ensino do Rio de Janeiro e na Escola 24 Horas. Ele
afirma que a experiência na internet o tem ajudado a incorporar o uso de
novas tecnologias também na sala de aula, mas seu ganho profissional
mais importante é o aperfeiçoamento na capacidade de traduzir sua
explicação em palavras de forma clara e objetiva. "Geralmente, os alunos
de uma sala de aula têm dúvidas e dificuldades semelhantes, quando
trabalhamos na internet são estudantes de todo o Brasil, com uma
diversidade muito maior", afirma.
Características dos sites
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Doutor em Educação, o professor Cipriano Luckesi acredita que o sistema de plantão de dúvidas on-line pode ser eficiente em determinadas circunstâncias, como a própria necessidade do aluno. "Caso as necessidades estejam limitadas a informações e/ou operações mentais, funciona sim; para aprendizagens que exigem estágio supervisionado, não." Ele lembra ainda que a ferramenta pode ser útil dependendo da presteza do atendimento e da própria capacidade do aluno de estudar e aprender individualmente, através de um diálogo interativo com o professor virtual. "É preciso que o sistema de reforço tenha educadores capacitados para atender o aluno no momento da sua necessidade; que tenha recursos on-line com capacidade de interatividade imediata e paciência do professor on-line para atender as necessidades individuais do aluno", afirma. |
de Leonardo Fuhrmann
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