14/04/2014
Já está cansado das mesmas dicas de sempre para melhorar a sua memória? Conheça 5 maneiras inusitadas para ajudar na memorização.
Fonte: Shutterstock
Mascar chiclete, além de ser gostoso, também pode ajudar a sua memória
Você acha que a sua memória é fraca e, por isso, está sempre buscando por maneiras de melhorá-la? Reunimos 5 maneiras inusitadasde ajudar na memorização. Confira quais são e comece a praticá-las no dia a dia:
1 – Beber café
A cafeína, além de diminuir o sono, também pode afetar a sua memorização. Ao tomar café um pouco depois de estudar, por exemplo, seu cérebro consegue de maneira mais fácil organizar esses pensamentos e consolidá-los. Por isso, a cafeína pode ajudar a ter um desempenho melhor em provas que envolvam a memorização.
2 – Fazer exercícios físicos
Realizar exercícios físicos leves e regulares pode ajudá-lo a se lembrar mais facilmente das coisas. Cientistas provaram que atividades físicas podem desenvolver as habilidades cognitivas, que estão estritamente ligadas à memória. Dessa forma, tente sempre realizar uma caminhada ou corrida antes de ir realizar uma prova importante.
3 – Coma frutas vermelhas
Quer melhorar a sua memória em longo prazo? Então, coma frutas vermelhas. Estudos da Universidade de Harvard mostraram que idosos que comiam até 3 frutas vermelhas por dia conseguiam armazenar informações e dados novos com muito mais facilidade. Da próxima vez que for ao mercado, passe na sessão de frutas e não deixe de comprar morangos, framboesas e amoras.
4 – Pratique meditação
O hábito de meditar pode não ajudar diretamente na sua memória, mas é por meio dela que a sua capacidade de interpretar fatos se torna melhor. Por exemplo: pessoas que costumam fazer meditação conseguem armazenar dados complexos mais facilmente. Isso porque a meditação faz com que o seu cérebro “aprenda” a trabalhar de maneira mais ordenada e informações difíceis precisam ser processadas lentamente.
5 – Masque chiclete
Mascar chiclete, além de ser gostoso, também pode ajudar a sua memória. Um estudo publicado na Scientific American mostrou que quando mascamos chiclete nosso hipocampo fica mais ativo, e essa área do cérebro é importante para a memorização de informações. Por isso, quando reclamarem de mascar chiclete em sala de aula, diga que você só está memorizando o que o professor diz.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário