sábado, 2 de agosto de 2014

Pesquisa nacional com egressos que participaram do ENADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fará pesquisa nacional com egressos da educação superior que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), edições de 2009 e 2012.

O objetivo é coletar informações sobre empregos obtidos por profissionais formados. Os dados servirão para medir o impacto da política de avaliação e estabelecer a relação entre o exame, a qualidade da educação superior e a capacidade de conseguir trabalho.

Os entrevistados receberão mensagens eletrônicas (e-mails) com o tema 'Pesquisa Nacional sobre Egresso e seu Perfil de Empregabilidade'. Todos terão a identidade preservada. O tempo de resposta estimado é de cinco minutos.

A pesquisa será enviada a cerca de 396 mil profissionais que fizeram o Enade em administração; ciências contábeis; comunicação social, com habilitação em jornalismo, publicidade e propaganda; design; direito; economia; psicologia; secretariado executivo e turismo.

A divulgação dos resultados, além de outros estudos que serão realizados com base no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), está prevista para abril de 2015.

Sobre o exame

O Enade é um exame que avalia o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação.

Além disso, o objetivo é medir o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A edição de 2014 será realizada no mês de novembro. A prova terá início às 13h (horário oficial de Brasília) e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. A participação dos estudantes concluintes (último ano) é obrigatória.

As áreas que serão avaliadas pelo Enade nessa edição são:

Cursos de bacharel em Arquitetura e Urbanismo; Sistema de Informação; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia Ambiental; Engenharia Florestal; e Engenharia.
Cursos de bacharel ou licenciatura em Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras-Português; Matemática; e Química.
Cursos de licenciatura em Artes Visuais; Educação Física; Letras-Português e Espanhol; Letras-Português e Inglês; Música; e Pedagogia.
Cursos de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Automação Industrial; Gestão da Produção Industrial; e Redes de Computadores.

Fonte:

Inep​

Nenhum comentário:

Postar um comentário