O controle de dopagem compulsório nos Jogos Olímpicos começou apenas em 1968. A caracterização da dopagem tem por base a
identificação de uma substância considerada doping e/ou seus metabólitos
em amostras biológicas (urina, sangue) fornecidas pelos atletas em
competição ou durante a fase de treinamento visando a uma competição.
Todos os esteroides androgênicos conhecidos podem ser detectados nos
exames de urina (espectrometria de massa- cromatografia a gás) por um
período de tempo após a última dose. A detecção destas drogas depende de
vários fatores, incluindo sua estrutura química, metabolismo, forma em
que são administradas, padrão de dosagem e uso concomitante de outras
drogas. Abaixo segue o tempo de detecção das drogas mais populares
entre bodybuilders e atletas de força:
- Decanoato de nandrolona (deca – durabolin) = 18 meses
- fenilpropionato de nandrolona = 12 meses
- boldenona undecilinato, trembolona (acetato, enantato e parabolan), dianabol injetável = 4 a 5 meses
- Testosterona -mix (Durateston , Omnadren), enantato de testosterona, cipionato de testosterona = 3 meses
- oximetolona (hemogenin), fluoximesterona (halotestin), stanozolol injetável (winstrol), propionato de drostanolona (masteron) = 2 meses
- dianabol oral, proviron = 5-6 semanas
- enantato de metenolona (primobolan) =4-5 semanas
- Oxandrolona ( Anavar ), stanozolol oral, propionato de testosterona = 3 semanas
- Undecanoato de testosterona oral (Andriol) = 1 semana
- testosterona de suspensão = 1- 3 dias
- Clenbuterol =4-5 dias
- efedrina = 6- 10 dias
- diuréticos (furosemida, hidroclorotiazida e triantereno) = 1-2 dias
A avaliação de uso ilegal de testosterona é baseada na relação
urinária de testosterona:epitestosterona, com a relação 6:1 (em alguns
lugares 4:1) sendo o limite superior de corte legal. Como a testosterona
não é convertida imediatamente em epitestosterona, a utilização exógena
desta droga aumenta a relação. Alguns atletas injetam
epitestosterona antes do teste de drogas para tentar mascara o uso
exógeno de testosterona. A contraprova dessa estratégia é que
conscentrações de epitestosterona superiores a 200 ng/mL são
consideradas provas de manipulação de epitestosterona. Além disso,
formas de curta duração de testosterona (testosterona aquosa) podem
elevar as concentrações de testosterona por apenas algumas horas, após
as quais a relação de testosterona/epitestosterona volta aos limites
basais.
A detecção de utilização de testosterona representa um desafio
significativo para os laboratórios de controle de doping. Razoavelmente, o uso mais eficaz de diuréticos no esporte doping
seria antes de um teste antidoping. Diuréticos aumentam o volume de
urina e diluir quaisquer agentes de dopagem , bem como os seus
metabólitos presentes na urina e fazer a sua detecção mais problemática
pela análise antidoping convencional. Por esta razão , os diuréticos são
classificados como agentes na Lista de Substâncias Proibidas da WADA
(classe S5 : "Diuréticos e outros agentes mascarantes") mascaramento (
WADA , 2009b ). Os diuréticos são proibidos no desporto , porque eles
podem ser usados para: diretamente, para produzir uma rápida
perda de peso , que pode ser crucial para satisfazer uma categoria de
peso em acontecimentos desportivos , e / ou indiretamente, para
alterar o metabolismo / excreção perfil normal de outras drogas doping.
Em ambos os casos, a administração de diuréticos pode ser aguda ou
crônica , com doses administradas marcadamente que podem exceder os
níveis terapêuticos. Em geral , os atletas podem usar diuréticos em dose
única de algumas horas antes de uma competição (ou seja, os lutadores
ou desportistas para fins de mascaramento ) ou cronicamente abusá-los
por meses (ou seja, ginastas ) . É importante notar que os diuréticos
mais abusado por atletas ( furosemida, hidroclorotiazida e triantereno )
tem uma meia -vida curta e , portanto, são indetectáveis na urina se
as amostras não são coletadas dentro de 24-48 horas após a última
administração.
O hormônio do crescimento (GH) e o fator de crescimento semelhante à
insulina 1 (IGF-1) são frequentemente utilizados por atletas como
agentes dopantes. Estima-se que até 25% dos atletas que usam esteroides
anabólicos androgênicos também tomam GH. Os dados disponíveis não
confirmam a influência dos preparativos de GH ou IGF-1 na melhora do
desempenho físico. GH é frequentemente abusado em combinação com
esteroides anabolizantes e insulina. Algumas das ações anabólicas da GH
são mediadas através da geração de IGF -I, e acredita-se que este
também é abusado. Os atletas estão se expondo a dano potencial de auto-
administração de grandes doses de GH , IGF -I e insulina. Embora GH está
na lista da Agência Mundial Antidoping de substâncias proibidas, a
detecção de abuso com GH é um desafio. Teste de IGF -I e insulina estão
em sua infância, mas a medida de marcadores de ação do GH também pode
detectar o uso de IGF- I Os exames de sangue para detectar o abuso
de hormônio do crescimento estão disponíveis há vários anos.
Surpreendentemente, ninguém tenha sido comprovada a usar agentes
dopantes ilegais influenciam eixo GH/IGF-1.
O doping sanguíneo e a EPO (eritripoetina) podem melhorar a
capacidade aeróbia e o desempenho em atividades ou esportes aeróbios.
Isso ocorre graças ao aumento na capacidade do sangue de transportar
oxigênio, atribuível principalmente à elevação do número de eritrócitos
[6]. Antes de 2000, não existia teste para distinguir a versão
sintética da EPO da sua contraparte natural, por isso, enquanto os
atletas tomavam doses que iriam manter o seu hematócrito (uma medida da
porcentagem de volume de sangue constituído por células vermelhas do
sangue ) num alcance plausível ( abaixo de 50 por cento) , eles poderiam
usar esta droga com impunidade. E o relatório da United States
Anti-Doping Agency (USADA) afirma que a equipe pré -2000 de
Lance Armstrong fez exatamente isso, alimentando a sua vitória no Tour
de France de 1999. Mas a USADA também afirma que o abuso de EPO de
Armstrong não parou após a introdução de um teste de urina capaz de
detectar a droga, em 2000, apenas tomou uma forma mais dissimulada.
Médicos conspiraram, o relatório afirma, instruindo Armstrong e seus
companheiros de equipe para injetar EPO por via intravenosa (em oposição
à via subcutânea, ou em uma camada interna da pele) e à noite, quando
os testes surpresa eram improváveis. Estas medidas permitem que as
baixas doses de EPO sintética a ser removidas a partir do sistema de um
ciclista no momento em que ele acordou. Em situações em que os testes de
EPO em atletas recentemente dosados eram inevitáveis, os médicos da
equipe também poderiam ter injetado água salina, ou de sal, para diluir
o sangue de um piloto e conduzir rapidamente para baixo o hematócrito.
Essa forma de ofuscar injeção de solução salina era uma prática comum
para Armstrong e sua equipe, de acordo com o relatório da USADA .
Transfusões de sangue : transfusões sanguíneas estratégicas, em que um
atleta re-injeta unidades de backup armazenados de sangue para um
aumento de células vermelhas do sangue, conseguir os mesmos efeitos que o
uso sintético EPO , evitando marcadores de teste de assinatura da
droga. Uma vez que o processo envolve apenas o próprio sangue de um
atleta, é notoriamente difícil de detectar.
A seguir um resumo de alguns métodos usados por atletas para burlar o exame antidoping:
- Além da grande dificuldade dos métodos para detectar o uso de
hormônio de crescimento humano , insulina, IGF, também não existem
métodos de controle para os inibidores da miostatina , doping genético e
terapia com células-tronco.
• existem esteroides Designer, que são estruturalmente esteroides
anabolizantes manipulados, especialmente desenvolvidos por químicos para
os atletas para ser indetectável pelos testes antidoping atuais (por
exemplo, tetrahidrogestrinona , ou THG).
• Vários esteroides anabolizantes, pro-esteroides e precursores de
esteroides ainda não são classificados como substâncias controladas, e
são indetectáveis por testes de doping atuais.
• Vários medicamentos orais , incluindo esteroides anabolizantes, não
são mais do que alguns dias ou semanas rastreáveis por meio de testes
de doping atuais. Insulina já desaparece algumas horas após a
administração.
• Epitestosterona é usado para mascarar o uso de testosterona exógena.
• Adição de determinados produtos químicos (detergente, sabão em
pó) para uma amostra de sangue ou de urina pode causar um teste de
doping falso negativo .
• Os medicamentos orais são tomadas de encobrimento para esconder vestígios de produtos dopantes na urina.
• As amostras de urina podem ser diluídos para fazer traços doping indetectável por beber muita água ou usar diuréticos.
• Usando pequenas quantidades de muitas drogas diferentes podem manter o
nível de cada droga do indivíduo baixo o suficiente na amostra de teste
para permanecer indetectável.
• Um método muito eficaz que os atletas usam durante os testes de doping
é dar uma amostra de urina limpa, em vez de sua própria amostra de
urina fresca. Esta urina limpa pode provir de um doador, ou pode ser
preparada a partir de urina em pó, que pode ser auto -fabricada ou mesmo
comprada na internet. A urina é geralmente limpa dissimulada num
recipiente ou pode ser injetado na bexiga do atleta diretamente através
de uma agulha ou através de um catéter através da uretra.
- A técnica mais básica para evitar testes surpresa, com base em
depoimentos de alguns dos ex- companheiros de equipe de Armstrong ,
estava simplesmente fugindo ou se escondendo. Testes para facilitar fora
de competição, os ciclistas profissionais são obrigados a informar suas
agências nacionais antidoping de suas posições em todos os momentos
. Atletas que recebem três advertências em um período de 18 meses para
ambos não fornecer seu paradeiro precisão ou a não apresentação da
informação em tudo pode ser punido como se tivesse tido um teste de
drogas positivo. Dizendo que "a adequação de surpresa , testes sem
aviso prévio ocorrendo no esporte do ciclismo continua a ser uma
preocupação", Usada delineou vários métodos utilizados por Armstrong e
seus companheiros de equipe para burlar o sistema . O mais simples foi
fingindo não estar em casa quando os testadores chegaram.
domingo, 13 de abril de 2014
segunda-feira, 7 de abril de 2014
Educação Fìsica ULBRA Gravataí - Pesquisa sobre serviços
O curso de Educação Física da ULBRA Gravataí participou de uma grande avaliação de cursos, promovida para diagnosticar os cursos de educação física mais inovadores e preparados para a rápida mudança que o mercado de trabalho vem sofrendo nestes últimos dez anos.
Na avaliação, foram analisados os projetos ofertados, corpo docente e produção acadêmica dos estudantes. Quanto aos projetos, foram destaque os projetos de extensão, programas de aperfeiçoamento, formação complementar e atividades diversas com a finalidade de servir de clínica para a futura atuação profissional do alunado.
Em especial, foram citados e elogiados os projetos Bandeira Verde - Salvando Vidas, um projeto de ensino de natação para crianças das escolas da rede pública da região metropolitana de Porto Alegre, que em 15 edições já realizou cerca de 6000 atendimentos;
O projeto ULBRATI, que recebe idosos com mais de 50 anos de idade e realiza importantes atividades de integração e socialização;
E o projeto Educação Física Contando Histórias, uma parceria entre docentes e discentes na produção e divulgação de textos, artigos, crônicas, contos e poemas, o projeto já tem mais de 200 materiais publicados no Blog de Ensino do curso e quase uma centena já foi veiculada num jornal semanal da região metropolitana de Porto Alegre.
Parabéns a todos que ajudam a contruir um dos melhores cursos de Educação Física do Brasil!
Luciano do Amaral Dornelles
Coordenador do Curso
Na avaliação, foram analisados os projetos ofertados, corpo docente e produção acadêmica dos estudantes. Quanto aos projetos, foram destaque os projetos de extensão, programas de aperfeiçoamento, formação complementar e atividades diversas com a finalidade de servir de clínica para a futura atuação profissional do alunado.
Em especial, foram citados e elogiados os projetos Bandeira Verde - Salvando Vidas, um projeto de ensino de natação para crianças das escolas da rede pública da região metropolitana de Porto Alegre, que em 15 edições já realizou cerca de 6000 atendimentos;
O projeto ULBRATI, que recebe idosos com mais de 50 anos de idade e realiza importantes atividades de integração e socialização;
E o projeto Educação Física Contando Histórias, uma parceria entre docentes e discentes na produção e divulgação de textos, artigos, crônicas, contos e poemas, o projeto já tem mais de 200 materiais publicados no Blog de Ensino do curso e quase uma centena já foi veiculada num jornal semanal da região metropolitana de Porto Alegre.
Parabéns a todos que ajudam a contruir um dos melhores cursos de Educação Física do Brasil!
Luciano do Amaral Dornelles
Coordenador do Curso
quarta-feira, 19 de março de 2014
Oficina Sons do Corpo
21/3 | 14h às 17h | Entrada franca
Local: Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943)
Local: Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943)
Foto: Chico Machado |
Entre os objetivos da iniciativa estão pensar o corpo como um “aparelho cinético” gerador de diferentes sons -tais como os aparelhos criados por Chico, evidenciar algumas das capacidades sonoras do “corpo-instrumento”, as diferentes características dos sons que ele produz e explorar possibilidades de arranjos e de junção com outros corpos.A EXPOSIÇÃOFinanciada pelo edital do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-Cultura/RS FAC), Chico Machado: Aparelhos que fazem Zóing! é a primeira mostra da Fundação Ecarta a receber um projeto educativo, reforçando o papel formativo da instituição em sua articulação entre comunidade, artistas, estudantes e professores. Dentre as ações propostas estão visitas mediadas, encontros de preparação dos mediadores, formação continuada para professores (aberta a estudantes da área de artes) e atividades paralelas para a comunidade.
Chico Machado: Aparelhos que fazem Zóing! traz uma série de aparelhos sonoros, espécie de esculturas das quais se é possível obter sons pelo manejo de suas partes. Eles constituem um desdobramento das pesquisas do artista, que, desde a década de 1990, desenvolve trabalhos explorando a sonoridade, a visualidade, o movimento, bem como os modos de apresentá-los ao público. E para proporcionar novos conhecimentos, percepções da realidade e possíveis articulações entre as múltiplas linguagens, este projeto engloba ações educativas. Por meio da mediação e de outros eventos pedagógicos, pretende-se motivar a sociedade em geral e alunos e professores das redes públicas e privadas de ensino a envolverem-se com as produções estéticas contemporâneas. A curadoria da exposição é do gerente artístico da Galeria Ecarta, Leo Felipe, e o projeto educativo é de Claudia Hamerski. Visitação até o dia 11 de maio, de quartas a segundas-feiras, das 10h às 19h, e nos domingos das 10h às 17h.
Informações e inscrições: 51. 40092971
Vagas limitadas
Mais da Galeria Ecarta>> Confira a programação completa da Galeria Ecarta
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
Coleção Educadores - Acesso livre e gratuito
Estão disponíveis no portal Domínio Público do Ministério da Educação a Coleção Educadores, com 62 títulos. As obras são dirigidas aos professores da educação básica e às instituições de educação superior que atuam na formação de docentes, mas o acesso é livre no portal.
Paulo Freire, Anísio Teixeira, Jean Piaget e Antônio Gramsci, dentre outros, fazem parte da Coleção Educadores. Integram a coleção 31 autores brasileiros, 30 pensadores estrangeiros e um livro com os manifestos Pioneiros da Educação Nova, escrito em 1932, e dos Educadores, de 1959.
Confira as coleções e faça o download das obras no Portal Domínio Público
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
10 dicas para exercitar a criatividade e se manter inspirado
Nada pior do que sentarmos em frente ao computador e nada vir a mente não é mesmo?
A falta de criatividade e de inspiração é um verdadeiro pesadelo para muitos profissionais da área de criação.
Sendo assim, veja 10 dicas para exercitar a criatividade e se manter inspirado:
1. Observe
Um
dos passos importantes para desenvolver a criatividade é observar.
Observar tudo e todos. Observe os detalhes das coisas que te rodeiam, as
características das pessoas em sua volta. Quando estiver conversando, preste atenção no que e como a pessoa fala.
2. Analise
Quando
se deparar com uma vitrine, uma embalagem de algum produto ou um
comercial de TV, analise as características. Depois pense em o que você
faria de diferente para mudar aquilo que analisou, seja para dar um
aspecto mais interessante, para “despoluir” o visual, ou mesmo para
chamar mais atenção do público-alvo.
3. Ouça música
Ouvir
uma boa música pode ser a chave para se ter uma boa ideia. Preste
atenção em cada acorde de violão, em cada batida da bateria.
Analise
a letra, as rimas, o sentido de uma determinada frase. Muitas vezes
aquela música que você cansou de ouvir assume um outro significado
quando analisada mais de perto.
4. Assista filmes
Não apenas assista, mas perceba os detalhes envolvidos em cada filme.
A iluminação, a fotografia, a trilha sonora, os efeitos especiais.
Há
uma infinidade de elementos que estão presentes nos filmes e que muitas
vezes passam despercebidos quando só prestamos atenção na história.
5. Durma bem
Ninguém é de aço. Precisamos descansar para recarregarmos as baterias.
Por isso uma boa noite de sono é de muita importância para quem trabalha com projetos que envolvam a criatividade.
Estar com a cabeça fresca e descansada é crucial no desenvolvimento de uma ideia.
6. Leia e escreva muito
Seja na internet, livros ou revistas, leia. Mas leia muito.
Tente
se manter atualizado com o que acontece no mundo. Evite o “crl+c
ctrl+v” quando for mandar um e-mail. Escreva para aquele amigo que não
vê a tempos. Escreva para sua namorada, para sua mãe, para seu cachorro.
7. Use a internet a seu favor
Ao
mesmo tempo em que a internet é uma benção, ela pode se tornar uma
maldição se a usarmos sem critério. Use com qualidade o tempo em que
passa na frente do comuptador. Sites de humor são legais, mas não se
permita passar a tarde inteira lendo piadas.
8. Organize suas coisas
Organize
a mesa de trabalho de uma forma em que não perca tempo procurando
coisas importantes. Tenha sempre em vista folhas de rascunho e um lápis
ou caneta.
Se algo que não usa está ocupando espaço na sua mesa, simplesmente guarde em um outro lugar.
O
mesmo vale para as pastas e documentos no computador. Organize os
conteúdos por pastas, divida seu HD, limpe arquivos desnecessarios.
9. Não force a barra
Trabalhar
até altas horas da madrugada pode ser às vezes necessário mas com
certeza não é a melhor escolha. A não ser que durma à tarde e ache
melhor trabalhar à noite.
Caso precise ficar até mais tarde trabalhando em um projeto atrasado, já imagine estratégias para evitar essa situação.
10. Tenha paixão pelo que faz
Um
bom profissional da área de criação gosta daquilo que faz. Muitas vezes
trata seus projetos como filhos, mostrando-os para parentes e amigos.
Nada mais recompensador do que ver um projeto finalizado depois de um
bom tempo de esforço e dedicação.
Fonte: http://cafedomizio.blogspot.com.br/?expref=next-blog
domingo, 12 de janeiro de 2014
3 MINUTOS COM BAUMAN: AS AMIZADES DE FACEBOOK
Sociólogo polonês preocupado em compreender a sociedade pós-moderna,
Zygmunt Bauman, 87 anos, autor de vários livros em que explica as
relações sociais na contemporaneidade, comenta em 3 minutos, em uma de
suas conferências que foi concedida para o Fronteiras do Pensamento,
porquê nossas relações de amizade no facebook são tão atrativas, fáceis e
superficiais.
Leia o trecho:
“Um viciado em facebook me confessou – não confessou, mas de fato gabou-se – que havia feito 500 amigos em um dia. Minha resposta foi: eu tenho 86 anos, mas não tenho 500 amigos. Eu não consegui isso!
Então, provavelmente, quando ele diz “amigo”, e eu digo “amigo”, não queremos dizer a mesma coisa, são coisas diferentes. Quando eu era jovem, eu não tinha o conceito de redes, eu tinha o conceito de laços humanos, comunidades… esse tipo de coisa, mas não de redes.
Qual a diferença entre comunidades e rede?
A comunidade precede você. Você nasce em uma comunidade. De outro lado temos a rede, o que é uma rede? Ao contrário da comunidade, a rede é feita e mantida viva por duas atividades diferentes: conectar e desconectar.

Zygmunt Bauman
Eu penso que a atratividade desse novo tipo de amizade, o tipo de amizade de facebook, como eu a chamo, está exatamente aí: que é tão fácil de desconectar. É fácil conectar e fazer amigos, mas o maior atrativo é a facilidade de se desconectar.
Imagine que o que você tem não são amigos online,
conexões online, compartilhamento online, mas conexões off-line,
conexões reais, frente a frente, corpo a corpo, olho no olho. Assim,
romper relações é sempre um evento muito traumático, você tem que
encontrar desculpas, tem que se explicar, tem que mentir com frequência,
e, mesmo assim, você não se sente seguro, porque seu parceiro diz que
você não têm direitos, que você é sujo etc., é difícil.
Na internet é tão fácil, você só pressiona “delete” e pronto, em vez de 500 amigos, você terá 499, mas isso será apenas temporário, porque amanhã você terá outros 500, e isso mina os laços humanos.”
Leia o trecho:
Então, provavelmente, quando ele diz “amigo”, e eu digo “amigo”, não queremos dizer a mesma coisa, são coisas diferentes. Quando eu era jovem, eu não tinha o conceito de redes, eu tinha o conceito de laços humanos, comunidades… esse tipo de coisa, mas não de redes.
Qual a diferença entre comunidades e rede?
A comunidade precede você. Você nasce em uma comunidade. De outro lado temos a rede, o que é uma rede? Ao contrário da comunidade, a rede é feita e mantida viva por duas atividades diferentes: conectar e desconectar.

Zygmunt Bauman
Eu penso que a atratividade desse novo tipo de amizade, o tipo de amizade de facebook, como eu a chamo, está exatamente aí: que é tão fácil de desconectar. É fácil conectar e fazer amigos, mas o maior atrativo é a facilidade de se desconectar.
Na internet é tão fácil, você só pressiona “delete” e pronto, em vez de 500 amigos, você terá 499, mas isso será apenas temporário, porque amanhã você terá outros 500, e isso mina os laços humanos.”
Posted on 02/11/2013 by Ricardo
Assinar:
Postagens (Atom)