terça-feira, 17 de julho de 2012

Análise SWOT para o Personal Trainer


Com um crescimento significativo ao longo dos últimos anos o trabalho de um Personal Trainer deve ser de fato encarado como uma atividade empresarial, isso porque a operação tem os mesmos elementos de qualquer outra empresa. Entre esses elementos podemos citar os principais que é o fato do personal trainer ter que vender, fazer marketing, administrar o fluxo de caixa, tem contas a pagar, contas a receber, precisa de tecnologia, tem que desenvolver o trabalho técnico e por ai vai.
Considerando esse cenário a atividade de Personal Trainer segue uma tendência de mercado onde cada vez mais terá que se profissionalizar em todos esses aspectos para continuar prosperando, mas antes é necessário se posicionar para saber sua situação atual e para isso vamos usar a analise SWOT.

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para a analise de um Personal Trainer. O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, considerando 4 pontos a serem observados: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Esses termos deverão ser utilizados seguindo uma analise interna e externa que servirão para identificar elementos chaves na gestão e preparar ações estratégicas.

Analise Interna: Olhe para você mesmo e se auto-avalie.
Pontos Fortes:
Dica – Observe os principais aspectos, que diferencia você dos seus concorrentes.
O que você faz bem?
Que recursos especiais você possui e pode aproveitar?
O que outros (empresas/equipes/pessoas) acham que você faz bem?
Pontos Fracos:
Dica - São as deficiências que devem ser melhoradas.
No que você pode melhorar: técnica, comportamento, gestão etc ?
Onde você tem menos recursos que os outros?
O que outros acham que são suas fraquezas?

Analise Externa: Olhe para fora e avalie o ambiente, cenário e mercado.
Ameaças:
Dica – pense em tudo que pode hoje ou no futuro prejudicar seu trabalho.
Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar ?
O que seu concorrente anda fazendo?
Existe alguma novidade que pode te prejudicar ?
Oportunidades:
Dica – Observe novidades que poderão ser inseridas no seu trabalho.
Existe alguma necessidade do seu publico alvo não atendida ?
Quais são as oportunidades externas que você pode identificar?
Quais tendências e "modas" você pode aproveitar em seu favor?

Atenção! É sugerido que essa analise não seja feita apenas em um único momento, o ideal e passar pelo menos uma semana refletindo sobre os pontos a serem analisados e para minimizar a subjetividade é interessante pedir opiniões sinceras de pessoas próximas como familiares, amigos de trabalho e até mesmo os próprios alunos. 
Adaptado de:
Graduado em Educação Física - UNICID; Pós graduado em Fisiologia do Exercício - ICB-USP; Pós graduado em Gestão Empresarial - FGV. Participou de alguns dos melhores centros de pesquisas de Atividade Física do país. Professor de cursos de extesão universitária - UGF. Fundador e Diretor Geral Test Trainer E-mail: givanildo@testtrainer.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário