sábado, 28 de julho de 2012

Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas

O que é o RHAE

O Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE) foi criado em 1987, com gestão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e execução feita pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Programa RHAE utiliza um conjunto de modalidades de bolsas de Fomento Tecnológico, especialmente criado para agregar pessoal altamente qualificado em atividades de P&D nas empresas, além de formar e capacitar recursos humanos que atuem em projetos de pesquisa aplicada ou de desenvolvimento tecnológico.

A partir de 1997, o Programa RHAE passou a ser denominado Programa de Capacitação de Recursos Humanos para o Desenvolvimento Tecnológico, e a gestão ficou a cargo do CNPq. Além disto, as ações passaram a ser realizadas por meio de editais regulares.

De 2002 a 2006, foram lançados quatro editais, e o programa passa a ser chamado de RHAE-Inovação.

Pesquisador na empresa

O CNPq e o MCT iniciaram, em 2007, uma ação com o objetivo de fomentar projetos que estimulem a inserção de pesquisadores (mestres e doutores) nas micro, pequenas e médias empresas.

Como forma de aumentar o estímulo ao pesquisador (mestre e doutor), o Programa RHAE apresenta mais uma novidade: a Bolsa  Fixação e Capacitação de Recursos Humanos - Fundos Setoriais (SET).

Quem pode participar

- Micro, pequenas e médias empresas brasileiras.
- Quem submete a proposta é o coordenador do projeto, que, obrigatoriamente, deve ser proprietário, sócio ou funcionário da empresa executora.

O projeto e as bolsas

O projeto submetido deverá atender todas as características exigidas pelo edital e estar focado no trabalho que o pesquisador e sua equipe desenvolverão na empresa.

O eventual desenvolvimento, ou melhoria, de um produto ou processo, aliado à possibilidade de inserção de pesquisadores em atividades de P&D dentro das empresas, sintetizam a idéia do programa.

O projeto a ser apresentado deve estar alinhado com as áreas da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) e áreas estratégicas para o País, definidas em cada edital.

As bolsas SET possuem como diferencial um valor superior às usuais bolsas de Fomento Tecnológico, ao oferecer níveis para mestres e doutores.

Como incentivo à formação de equipes de pesquisa nas empresas, os editais do RHAE oferecem a possibilidade do uso de bolsas de Fomento Tecnológico, utilizadas na formação da equipe de pesquisa (DTI, EV e ATP).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário