domingo, 14 de abril de 2013

Ciclo 'Sonhos: cinema e psicanálise' do Instituto de Psicologia

   

Ciclo, que envolve exibições cinematográficas e debates, será apresentado na Fabico durante o ano de 2013.
Ciclo 'Sonhos: cinema e psicanálise' do Instituto de Psicologia
Gena Rowlands e Gene Hackman em “A Outra", filme de Woody Allen que será exibido na mostra.
Entre os meses de abril e novembro de 2013 ocorre o ciclo Sonhos: cinema e psicanálise, atividade de extensão organizada pelo Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Cinema (NUPPCINE) do Instituto de Psicologia da UFRGS. As exibições de filmes serão seguidas de debates e acontecem mensalmente em quartas-feiras pré-definidas, às 18:30 no Auditório 1 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (Rua Ramiro Barcelos, 2705, Porto Alegre). Inscrições pelo e-mail: sonhosemfilmes@gmail.com.
O ciclo trabalha com a figura do "sonhar" dentro das obras cinematográficas. Ele se fundamenta em diversos estudos que operam na comparação entre o sonho e o cinema, suas diferenças e semelhanças. Os filmes apresentados contém em sua narrativa sonhos, assim possiblitando a análise dos diversos recursos utilizados pelos cineastas para transpor a vida onírica para a tela.
Confira abaixo o cronograma.
  • 17/4: Segredos de uma alma (1926), de Georg Pabst. Debatedores: Ana Gageiro (Psicologia/UFRGS) e Cesar A. B. Guazzelli (PPG em História/UFRGS).
  • 8/5: Spellbound – quando fala o coração (1945), de Alfred Hitchcock. Debatedores: Amadeu Weinmann (Psicologia/UFRGS) e Eduardo Vieira da Cunha (PPG em Artes Visuais/UFRGS).
  • 5/6: Morangos silvestres (1957), de Ingmar Bergman. Debatedores: Simone Moschen (PPGPSI/UFRGS) e Tania Galli (PPGPSI/UFRGS).
  • 3/7: O espelho (1975), de Andrei Tarkovski. Debatedores: Liliane Froemming (Psicologia/UFRGS) e Fatimarlei Lunardelli (FABICO/UFRGS).
  • 14/8: Cría cuervos (1976), de Carlos Saura. Debatedores: Rose Gurski (Psicologia/UFRGS) e Cristiane Freitas Gutfreind (PPG em Comunicação Social/PUCRS).
  • 11/9: A outra (1988), de Woody Allen. Debatedores: Robson Pereira (APPOA) e Márcia Ivana Lima e Silva (PPG em Letras/UFRGS).
  • 9/10: Sonhos (1990), de Akira Kurosawa. Debatedores: Tania Rivera (PPGCA/UFF) e Elida Tessler (PPG em Artes Visuais/UFRGS).
  • 13/11: Eros (2004), de Antonioni, Soderbergh e Wong Kar-Wai. Debatedores: Edson Sousa (PPGPSI/UFRGS) e Luiza Surreaux (PPG em Letras/UFRGS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário