segunda-feira, 17 de junho de 2013

Veja como tornar sua pesquisa na internet mais eficaz

  Apesar de acostumados com o universo virtual, muitos estudantes ainda possuem dificuldades para fazer pesquisas escolares na internet. O grande problema é que nem sempre o material encontrado contém informações reais para o trabalho final, como é o caso da famosa enciclopédia virtual livre Wikipédia, famosa por possibilitar que qualquer pessoa edite seu conteúdo.
"Ela é a fonte que os alunos mais tentam usar, mas a prática deve ser evitada", aconselha Jacó Izidro de Moura, professor de física do ensino médio do Colégio Oswald de Andrade. Segundo ele, os alunos devem utilizá-la apenas como fonte de consulta primária e não como único meio de pesquisa.
Ampliar

Confira 10 dicas para tornar sua pesquisa no Google mais eficiente10 fotos

1 / 10
Dicas para facilitar sua pesquisa no buscador Google e encontrar resultados mais relevantes Leia mais Arte/UOL
Carolina Gil, psicopedagoga e coordenadora da sala de informática do mesmo colégio, relembra que a Wikipédia pode ser bastante útil na busca pelo conteúdo, mas é preciso olhar as informações que aparecem com cuidado. "O importante é ver quais são as referências, se há outros links indicados e ir atrás dessas fontes", explica.
A coordenadora lembra também que muitos acabam confundindo a função do Google, um dos meios mais utilizados para pesquisas. "É importante destacar para os alunos, principalmente para os menores, que o Google não é fonte e sim um buscador. Por isso, os oriento", ressalta.
Outras opções de pesquisa muito utilizada pelos estudantes são os blogs e, para Moura, seu uso não é desaconselhado, porém é outro ponto de atenção.

"O aluno deve olhar de quem é o blog, procurar se o autor é da área, se é especialista daquele determinado tema", aconselha Moura. "Uma dica é enviar um e-mail para o autor e entrevistá-lo sobre o assunto. Outra ação é buscar a referência que o autor apresentou em seu texto."
"A internet é mais uma boa ferramenta de auxílio ao estudante. Ela não veio para solucionar os problemas, mas é sempre uma coisa a mais. Ela veio para somar aos livros", conclui o professor.

Dicas e cuidados ao fazer uma pesquisa na internet

  • Saiba o que deseja buscar. Quanto mais detalhes melhor;
  • Não confie em tudo que lê;
  • Os primeiros resultados não são necessariamente os melhores, é preciso atenção;
  • Fique atento à procedência das páginas na internet, verifique a confiabilidade. Se precisar, peça ajuda ao professor antes de utilizar o material;
  • Sempre procure links relacionados a centro tecnológicos, universidades;
  • Sites com terminação .org, .edu são geralmente referências confiáveis para pesquisas;
  • Pesquise em bibliotecas e enciclopédias virtuais;
  • Não esqueça de anotar as referências bibliográficas;
  • Sites de jornais também podem ser boas fontes para o início da pesquisa. Por meio deles, o aluno consegue encontrar mais referências sobre determinado assunto;
  • O Google acadêmico é uma fonte bem confiável, apesar do grau de dificuldade ser maior para sua utilização. Para um trabalho de maior folego ele é bem interessante.

Confira a seguir alguns sites com conteúdos confiáveis indicados pelos entrevistados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário