sexta-feira, 17 de agosto de 2012

UFSCar: aluno ganha prêmio por trabalho que liga ciência e esporte


O trabalho de um doutorando da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Estado de São Paulo, acaba de ser premiado por buscar respostas para a questão sobre a influência da ciência no preparo físico de atletas, ao explorar o universo genético relacionado ao desempenho humano. De autoria de Thiago José Dionísio, estudante do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, oferecido em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), o trabalho foi reconhecido como o melhor da categoria "doping genético e atletas" durante o 1º Simpósio Brasileiro de Genômica e Esporte. 

Intitulado "ACTN - 3 polymorphism is associated with performance in brazilian juvenile soccer players", o trabalho de Dionísio teve como objetivo identificar como a genética pode contribuir para um melhor desempenho físico e tentar estabelecer estratégias diferenciadas e individuais de treinamento para cada atleta com características genéticas distintas. Em sua investigação, Dionísio trabalhou com polimorfismo genético, um conceito da área que define como alterações na sequência do DNA modificam a função ou expressão de uma proteína. Isso ocorre, segundo os pesquisadores, em aproximadamente um por cento da população. 

Segundo a orientadora do trabalho, Sandra Lia do Amaral, professora do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Unesp, os estudos envolvendo polimorfismos ganharam destaque nas ciências relacionadas ao esporte a partir de pesquisas que relacionam polimorfismos de genes específicos com o desempenho esportivo de atletas. Ela ainda ressalta que a preparação física desses indivíduos, de modo geral, já esgotou quase todas as estratégias existentes na busca da excelência e que cada ferramenta nova nesse âmbito pode, por exemplo, tornar um atleta ou uma equipe campeã. Nesse sentido, a tecnologia pode permitir avançar em territórios antes intocáveis, como a exploração das informações genéticas. "Thiago pensou em um trabalho que contemplasse essa lacuna ainda existente nesse universo genético relacionado ao desempenho humano, no intuito de munir os preparadores físicos visando sempre à criação de estratégias extras e eficazes na preparação física dos jogadores de futebol", explica a docente. 

Um exemplo dessa relação entre genética e desempenho físico está relacionado a uma proteína chamada alfa actinina 3 (ACTN3). O polimorfismo do gene que codifica a produção dessa proteína tem sido bastante explorado em estudos que têm demonstrado que indivíduos que expressam o gene ACTN3 possam apresentar vantagem em modalidades que exigem explosão e força muscular quando comparados com indivíduos com genótipo modificado, que não expressa esta proteína. 

Ao investigar a ocorrência do gene ACTN3 em um grupo de 100 atletas da categoria de Base do São Paulo Futebol Clube, Dionísio identificou diferença de performance em dois grupos de jogadores, sendo que um deles tinha melhores resultados nos testes de força e explosão e outro apresentava melhores resultados e testes de resistência. Nesse procedimento, o pesquisador realizou testes de força e resistência, comumente realizados no futebol, tais como testes de saltos (squat jump, counter movement jump e counter movement jump with arms help), corrida (1, 10, 20 e 30m) e um teste de resistência (Yoyo test).

A maior dificuldade da pesquisa, segundo Dionísio, foi encontrar um bom número de atletas inserido em um programa de treinamento sistematizado em algum clube de futebol. Por intermédio do professor Carlos Rogério Thiengo, ex¿aluno do curso de Educação Física da Unesp de Bauru, foi conseguida autorização para coletar amostras e realizar testes físicos nos jogadores de futebol das categorias do São Paulo Futebol Clube. "Vale destacar que os atletas selecionados para a pesquisa deveriam residir e treinar no clube por pelo menos um ano, fato este que eliminaria algumas variáveis confusionais no estudo", esclarece o pesquisador. 

Segundo a orientadora, o trabalho de Dionísio teve o diferencial, principalmente, porque são poucos os que evidenciam as correlações existentes entre os diversos polimorfismos gênicos e o desempenho de atletas de um modo geral. "O que se tem, na maioria das vezes, são correlações entre as frequências dos diferentes genótipos de determinados genes, com algumas modalidades esportivas", comenta Amaral. Ela ressalta que o trabalho teve o cuidado em escolher uma amostra bem homogênea com um tratamento e cuidados que renderam o prêmio do Simpósio. "Foi de extrema importância para nosso grupo que ainda está engatinhando nesta área tão pouco estudada, mas com grande relevância internacional", esclarece. 

O pesquisador, por sua vez, lembra que a pesquisa, assim como todas as outras na área da genômica esportiva, estão no início de suas explorações, de forma que o que se tem até o momento são fortes indícios de que os polimorfismos genéticos influenciam no desempenho humano. Segundo ele, porém, sabe¿se que mais de 200 polimorfismos genéticos podem determinar benefícios ou malefícios aos atletas, o que torna difícil controlar informações, uma vez que aliado a todo este panorama ainda existe o fator ambiental, que influencia muito no desempenho humano. 

O Simpósio Brasileiro de Genômica e Esporte ocorreu de 27 a 29 de julho, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário