quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Yane Marques destaca ciência do esporte como diferencial pela medalha de bronze


A atleta Yane Marques entrou para a lista de medalhistas brasileiros na última prova disputada nos Jogos Olímpicos de Londres, o pentatlo moderno. A modalidade é desconhecida de grande parte dos brasileiros e um dos fatores que ajudou na vitória de Yane foi o desenvolvimento da ciência do esporte, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Para aperfeiçoar a técnica e a resistência em cinco provas diferentes é preciso muito treinamento, mas foi a parceria com a ciência que fez a diferença para que Yane Marques deixasse Londres com a medalha de bronze.

“Nos últimos anos, temos trabalhado muito com o COB em relação à ciência do esporte: biomecânica, biomedicina, uma série de testes e exames. Isso pode fazer diferença de meio segundo numa prova. E fez diferença para eu fazer meu melhor tempo na natação”, ressaltou.

Foi justamente após a natação que Yane passou a figurar entre as melhores, na vice-liderança da classificação. A brasileira evoluiu muito na preparação para os Jogos, com participações em torneio internacionais que a deixaram entre as melhores do ranking da categoria.

“A ciência do esporte foi fundamental para o desenvolvimento de Yane, que passou a ter tranquilidade para seguir trabalhando. Esta evolução dela vem sendo mostrada durante toda a temporada. Por isso ela chegou em Londres para brigar por medalhas”, reforçou o treinador, Alexandre França.

Adaptado do Gazeta Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário