terça-feira, 18 de setembro de 2012

Residência Multiprofissional forma primeira turma


CRICIÚMA - A psicóloga Gabriela e a fisioterapeuta Franciani Rodrigues, os odontólogos Mateus Stoffel Machado e Simone de Oliveira Silva, a nutricionista Meriéli Medeiros Ronsani, a profissional de Educação Física Rosana Mengue Maggi, as enfermeiras Sandra Dominguini Darolt e Simoni Leal Justo e a Farmacêutica Tamara Simão Bosse receberam nesta sexta-feira o certificado depois de dois anos de estudo e trabalho no SUS do município de Criciúma. Para participarem do projeto, os profissionais precisam ser aprovados em um processo seletivo. Durante dois anos, eles realizam o trabalho nas unidades básicas de saúde de Criciúma, por intermédio do PSF (Programa Saúde da Família), com bolsa financiada pelo Ministério da Saúde. A Unesc possui outras duas turmas do programa. 

Para Ioná Bez Birollo, coordenadora da Coremo (Comissão da Residência Multiprofissional), o mercado exige que o profissional tenha, além do conhecimento específico, o de outras áreas. "Agora a saúde pública ganhou mais profissionais preparados com um grande conhecimento para fortalecer a atenção básica".

"Juntos somos mais fortes para construirmos o Sistema Único de Saúde", afirmou a patronesse dos formandos, a secretária do Sistema de Saúde de Criciúma, Franciele Gava. A paraninfa Luciane Bisognin Ceretta, diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc), afirmou que a proposta do programa é "traduzir para a realidade os conceitos que os profissionais aprenderam". 

Além da patronesse e da paraninfa, a turma homenageou a coordenadora do Residência Multiprofissional, Josete Mazon e o professor Silvio Ávila Júnior (amigo da turma). Também estiveram presentes no evento a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Robinalva Ferreira, Lisiane Tuon, representante da secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Édson Gomes, representante da coordenadoria Regional de Saúde e Edmilson Zanatta, representante do Hospital São Donato, de Içara. 



Informações de Milena Nandi

Nenhum comentário:

Postar um comentário