quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Intercâmbio Nacional chega ao segundo ano



Implantado no primeiro semestre de 2012 o Programa de Mobilidade Interna da ULBRA inicia o segundo ano de troca de experiências entre os 15 campi da Universidade.Uma iniciativa da Diretoria de Relações Internacionais vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, o intercâmbio nacional é direcionado a alunos da graduação e pós-graduação (especialização) e professores com o objetivo de promover a integração entre as unidades ULBRA em todo território nacional. Também proporciona aos estudantes experiências multiculturais e interdisciplinares. Aos professores oportuniza a vivência de outras realidades acadêmicas na própria Instituição.
A duração das atividades do intercâmbio nacional pode variar deuma viagem de estudos de alguns dias até um ano letivo completo, dependendo da modalidade escolhida (disciplinas de graduação, disciplinas de pós-graduação, estágios, iniciação científica, viagem de estudos, visitas técnicas).
Entre os benefícios do Programa está o aproveitamento dos créditos das disciplinas cursadas, uma vez que o intercâmbio é entre os cursos homônimos. A aluna de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Canoas Josiele de Oliveira, 35 anos, aproveitou a oportunidade. A estudante ingressou na Universidade em 2006 e a previsão dela de concluir o curso era 2016. Ao inscrever-se no Mobilidade Interna em disciplinas oferecidas na unidade ULBRA Torres a futura arquiteta antecipou esta previsão. “Achei esta ideia muito interessante. Consegui aproveitar muito, cursando as cadeiras que estavam atrasadas, pois não conseguia conciliar os horários. Assim, vou me formar no final deste ano”, comemora. 
A diretora de Relações Internacionais, Kátia Pozzer (foto), destaca que a iniciativa partiu da necessidade de oferecer um diferencial aos alunos da ULBRA, uma vez que a Instituição tem campi em nove cidades do Rio Grande do Sul e também no Norte e Centro-Oeste do País. “Era um desafio pensar e colocar em prática um programa deste tipo, mas sem dúvida é muito importante”, pondera.
Conforme a coordenadora Kátia, o Programa Mobilidade Interna é importante por diferentes fatores. “O programa prevê a mobilidade no interior do Brasil, ele é muito flexível em relação a períodos  e é destinado a estudantes e professores. Queremos que todos possam trocar experiências acadêmicas, intelectuais, culturais, enfim, agregar valor ao seu currículo e usufruir do enorme benefício/diferencial que ULBRA possui: uma inserção nacional em um país que é um continente”.
Para participar do Programa Mobilidade Interna é necessário estar regularmente matriculado na ULBRA; ter cursado, no mínimo, 20 créditos no curso de graduação ao qual está vinculado; ser maior de 18 anos ou possuir autorização dos responsáveis; e estar com pagamentos em dia junto à Instituição. As inscrições podem ser feitas em qualquer época, mas é necessário ficar atento ao início do período letivo na região em que pretende estudar. Os alunos dos campi, Centros Universitários e Institutos da ULBRA efetuarão a inscrição junto ao coordenador de pesquisa e extensão da sua unidade. Despesas pessoais como transporte, alimentação e hospedagem são por conta dos alunos. Mais detalhes podem ser obtidos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário