domingo, 3 de fevereiro de 2013

Os mitos sobre a corrida


    
Saiba ponderar, pois nem tudo o que se ouve sobre a corrida é verdade
31/01/2013 10:29  | Por Redação   
 
Foto: Ricardo Moreno
Muitos já ouviram falar que correr agasalhado, tanto em prova, quando em treinos ajuda a perder peso mais rápido. Muito pelo contrário, isto pode prejudicar a sua saúde e até mesmo o seu desempenho durante as provas. Para que este tipo de dúvida não ocorra novamente, listamos nove mitos no mundo da corrida.
1- Correr causa flacidez: Mito. A flacidez é causa pela perda de substâncias da pele, principalmente da derme. Como a corrida é uma atividade basicamente praticada ao ar livre e com exposição constante ao sol, com o passar do tempo isto pode ocasionar danos à pele, que podem ser evitados com o uso de protetores adequados contra os raios UV.
2- Correr causa envelhecimento precoce: Nenhuma atividade física resulta em envelhecimento precoce. Pelo contrário, uma alimentação equilibrada, o uso de protetor solar e treinos em horários corretos ajudam a retardar os efeitos do tempo. Hábitos saudáveis nunca causaram envelhecimento.
3- Correr todo dia para condicionar mais rápido: Esqueça, pois saiba que o descanso é fundamental no processo de condicionamento físico. Uma rotina de treinos diários pode causar uma sobrecarga na musculatura e resultar em lesões musculares, que irão interromper sua rotina de treinos, retardando a melhora do seu desempenho.
4- Não comer para emagrecer: Totalmente errado. Ficar sem comer não tem nenhum ponto favorável no processo de perda de peso. Além disto, passar um tempo sem comer traz mais fome ao individuo, que acabará se alimentando mais do que o necessário. Comer fracionadamente e na quantidade certa é a melhor dieta.
5- Correr agasalhado para perder peso: Não, esta acaba sendo uma das práticas mais erradas na hora da corrida. Pois bem, realmente se você correr agasalhado e pesar-se em seguida, verá uma diferença de peso, mas trata-se de um princípio de desidratação, ou seja, você “perde” líquido, fazendo com que sua massa corporal diminua e isso não é saudável.
6- Cãibras por falta de potássio: A falta de potássio até pode ser a causa das cãibras, mas há outras substâncias envolvidas, bem como o nível de condicionamento do corredor e influências patológicas.
7- Correr prejudica o sistema esquelético: A corrida não traz prejuízos ao sistema esquelético se o atleta estiver dentro do seu peso e com tênis adequado. Mesmo porque, hoje já se sabe que o impacto produzido pela atividade ajuda na deposição de cálcio nos ossos, fortalecendo-os. Portanto, fique atento ao seu tipo de pisada, para saber qual calçado é o mais adequado.
8- Correr carregando pesos para ajudar a se condicionar: Nunca, pois cada coisa tem o seu tempo e os pesos desequilibram o corpo, fazendo com que você corra com a postura errada. O certo é fazer um fortalecimento muscular.
9- Secar o suor durante a corrida: Não é o mais recomendado, pois poucos sabem que a função do suor é manter o resfriamento da pele, já que é de vital importância de que a mesma não esteja aquecida para que haja a perda de calor do corpo para o meio ambiente.

3 comentários:

  1. Excelente artigo. Mas, complementando. A flacidez é causada por diversos fatores, o principal é a diminuição da produção de colágeno pelo nosso organismo. Isso começa a se acentuar após os 30 anos. A corrida, inclusive, ajuda o organismo a se manter saudável e prolongar sua jovialidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Inclusive, esqueci de comentar, eu indico esse artigo completo sobre o colágeno: https://vivomaissaudavel.com.br/o-que-e-colageno/

      Excluir