terça-feira, 15 de janeiro de 2013

As 15 melhores ferramentas e aplicativos para estudantes universitários


Dar conta de todos os trabalhos e aulas é uma tarefa complicada. Confira 15 dicas de ferramentas e aplicativos que podem ajudá-lo a facilitar o aprendizado



imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
O ideal é que você encontre os apps e ferramentas certos para as suas necessidades

 
Conciliar todos os trabalhos e pesquisas demandados pela faculdade não é uma tarefa simples. Para resolver os problemas, cada vez mais estudantes apelam para o apoio da tecnologia buscando aplicativos e ferramentas capazes de facilitar o processo de aprendizagem. Entretanto, baixar qualquer XXXXaplicativo no seu smartphone e adicionar informações pessoais em qualquer ferramenta online que você encontrar não vão fazer muito por você.
 
» 5 aplicativos para usar em sala de aula
» 50 aplicativos para professores
» 10 aplicativos grátis para Android que ajudam você a estudar
 
O ideal é que você encontre os apps e ferramentas certos para as suas necessidades. Dessa maneira, você aumentará a eficiência nos estudos. Confira a seguir quais são os 15 melhores aplicativos e ferramentas para estudantes universitários:
 
 

15 ferramentas e aplicativos para estudantes universitários: 1. GradeGuru Citation Manager

A ferramenta ajuda estudantes a coletar e gerenciar citações úteis para pesquisas, ensaios e uma diversidade de tarefas. Destacando as informações que você pretende usar, em qualquer que seja a fonte, o programa irá capturar o trecho automaticamente os dados associados do seu navegador.  

15 ferramentas e aplicativos para estudantes universitários: 2. Evernote

O aplicativo/ferramenta pode ser utilizado no seu tablet, smartphone, notebook e computador pessoal ao mesmo tempo acessando a mesma conta. Trata-se de um sincronizador amigável que permite o armazenamento de notas multimídia. Você pode guardar anotações em formato de texto, áudio, vídeo e imagem, além de adicionar localizações e tags para compartilhar com os amigos.  
 

15 ferramentas e aplicativos para estudantes universitários: 3. Wikipanion

O aplicativo é uma espécie de “cria” da Wikipédia e permite que você acesse conteúdos no formato open source a respeito de qualquer assunto. Facilita pesquisas em sala de aula e afins. É fundamental que você esteja atento às referências.  

15 ferramentas e aplicativos para estudantes universitários: 4. Study Tracker

É o aplicativo da GradeGuru para iPad. Ele ajuda os estudantes a rastrearem o seu desempenho em sala por meio de gravações dos tempos de estudo e anotações por turma ou matéria. Permite que você monitore os seus esforços e resultados e ajuste o que não está saindo bem.  

15 ferramentas e aplicativos para estudantes universitários: 5. Google Docs

Os aplicativos do Google - como o Documents, o Calendar e o Gmail - tornaram-se um conjunto padrão de ferramentas que permitem que os estudantes universitários colaborem entre si. Outras ferramentas incluem o Google Talk, SMS, Scholar, para encontrar referências úteis para trabalhos e o Picasa para editar e compartilhar fotos.  

15 ferramentas e aplicativos para estudantes universitários: 6. Skype

Tradicionalmente o software/aplicativo permite que seus usuários façam chamadas de voz grátis. Entretanto, o Skype também possui um grupo de vídeo-chat que vem sendo cada vez mais utilizado por professores e estudantes para se engajarem durante e após as aulas. Além disso, o Skype pode ser útil para manter contato com a família, caso você esteja estudando longe de casa.  

15 ferramentas e aplicativos para estudantes universitários: 7. Twitter

Há muito tempo o Twitter deixou de ser apenas uma rede social e passou a funcionar em favor dos estudantes. O micro-blog permite que você aproveite o fluxo constante para realizar pesquisas com fontes variadas, além de aumentar os níveis de engajamento na sala de aula.  

15 ferramentas e aplicativos para estudantes universitários: 8. StudyRails

O StudyRails é uma ferramenta de estudo online que ajuda a gerenciar o tempo de maneira correta permitindo que os estudantes agendem o seu tempo de estudos e bloqueiem o acesso a outros sites que possam distraí-los.  

15 ferramentas e aplicativos para estudantes universitários: 9. Mindmeister

O site é uma espécie de mapeamento mental e ferramenta de colaboração que ajuda os estudantes com projetos e apresentações. Possui uma versão gratuita, que permite até três mapeamentos mentais, e uma versão paga. Ajuda na hora de realizar brainstorms em grupo.  

15 ferramentas e aplicativos para estudantes universitários: 10. GoDocs

Permite que você acesse, baixe e envie os seus documentos do Google Docs do seu iPhone ou iPad. O aplicativo custa U$ 3,99 e não permite a edição dos documentos disponíveis no seu Google Docs.  

15 ferramentas e aplicativos para estudantes universitários: 11. Cliqset

Permite que você siga os seus fluxos em diversas redes sociais – 70 ao todo – em um só lugar. O aplicativo facilita a partilha e a discussão de novas informações e é ideal para ajudar os alunos a manterem professores e estudantes envolvidos.  

15 ferramentas e aplicativos para estudantes: 12. MyHomework

O aplicativo facilita o acompanhamento do tempo disponível para tarefas, aulas, projetos, testes e afins por meio de um código de cores. Além disso, notifica quando você tem tarefas atrasadas e eventos futuros se aproximando.  

15 ferramentas e aplicativos para estudantes: 13. Kindle

Um dos principais gastos durante a universidade são os livros. Se você tiver um reader como Kindle poderá economizar grande parte do dinheiro com livros digitais, já que grande parte das leituras indicadas encontra-se disponível em versões para leitura em tablet e web.  

15 ferramentas e aplicativos para estudantes: 14. FlashCards++

O aplicativo funciona como cartões de fichamento e facilita o estudo em qualquer lugar que você estiver com o seu celular. Além disso, é possível sincronizá-lo com o Dropbox e manter um back-up das suas informações.  

15 ferramentas e aplicativos para estudantes: 15. iTranslator

Você pode usar o aplicativo para se conectar com diversos programas de tradução, como o Google Translator, o Babel Fish ou o Free Translation. O app ajuda em cursos de línguas, por exemplo.  
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário