terça-feira, 21 de maio de 2013

Seminário discute Estudos Culturais e Educação na ULBRA


publicado em 21/05/2013 17h27
Seminário discute Estudos Culturais e Educação na ULBRA

Iniciou na segunda-feira, 20.05, na ULBRA Canoas, o 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação (SBECE) e o 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (SIECE), promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da ULBRA, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS. Com o tema Nas Contigências do Espaço-Tempo, na programação constam mesas-redondas, interlocuções, apresentações de trabalhos, conferências e minicursos, que acontecem até quarta-feira, 22.05.  
Na abertura oficial do evento, compuseram a mesa o pró-reitor adjunto de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Erwin Tochtrop Júnior, a coordenadora do PPGEDU da ULBRA, Iara Tatiana Bonin, a professora do PPGEDU da UFRGS, Lodenir Karnopp, o coordenador geral do Seminário, professor Edgar Kirchoff, e a coordenadora do curso de Pedagogia, Maria Cleidia Klein Oliveira, que lembrou o dia do Pedagogo.
A conferência que ocorreu logo após, teve a participação do doutor em Sociologia da Universidade Federal da Bahia, André Lemos, que tratou das Novas Tecnologias e Cibercultura.
Brasil - Alemanha
O Colóquio Brasil – Alemanha, trouxe o trabalho desenvolvido por pesquisadores da Universidade Pedagógica de Karlsruhe, que mantém convênio com a ULBRA. Durante o evento, o pró-reitor acadêmico Ricardo Rieth, que presidiu a mesa, destacou a importância deste intercâmbio de ideias.
De acordo com o coordenador dos Seminários, o volume de trabalhos inscritos para apresentações confirma a consolidação do evento como o mais importante do setor no Brasil. “Temos mais de 40 instituições com comunicações inscritas. Este é o único no país que reúne pesquisadores do Brasil e do mundo em torno de discussões sobre estudos culturais e educação”, comenta Kirchoff.
Estudos Culturais e Educação
Dentro da programação, também foi lançado na tarde desta terça-feira, 21.05, o livro Estudos Culturais e Educação: Desafios Atuais, da Editora da ULBRA. A obra é resultado de artigos e palestras da edição anterior do SBECE. As organizadoras do livro são Karla Saraiva (ULBRA) e Fabiana de Amorim Marcello (UFRGS).
O SBECE e o SIECE que têm apoio da CAPES e da FAPERGS são realizados a cada dois anos. Nesta edição reúne especialistas do Brasil, Argentina, Colômbia e Alemanha e trabalhos de diferentes localidades como África e China.
Mais informações sobre a programação podem ser consultadas no site do evento www.sbece.com.br/programacao. Informações pelo telefone (51) 3477.4000 ramal 2308.

Nenhum comentário:

Postar um comentário