sexta-feira, 25 de maio de 2012

1º Fórum do Mar busca a preservação dos ambientes costeiros



Brasil, Uruguai e Argentina debatem a qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico do litoral

O Turismo Criativo e Gerenciamento Costeiro serão os temas do primeiro dia do Fórum Regional do Mar que será realizado, de 30 de maio a 1º de junho, no Centro de Eventos da ULBRA Torres. O Fórum reunirá especialistas do Brasil, Argentina e Uruguai, para tratar de temas voltados à preservação e estudo dos ambientes costeiros com vistas ao desenvolvimento sustentável e socioeconômico.
Ricardo Kjellin concentrado - Foto Harleyson Almeida
O professor doutor Sérgio Molina apresentará a palestra intitulada Turismo creativo: El fin de La competitividad na abertura do Fórum Regional do Mar. Logo após, será promovido o workshop Gerenciamento Costeiro: Planejamento e Gestão, que será mediado pelo professor da ULBRA Torres, Walter Nisa Castro Neto. Estão escalados para o debate o doutor Kleber Grublel da Silva (NEMA/Rio Grande), doutora Leila Affonso Swerts (MMA), doutora Luciana Petry Anele (FEPAM/CERCO), mestra Luciana Zasso (UFRGS), doutor Ludiwig Buckup (UFRGS), doutor Marcus Polette (UNIVALI), doutor Paulo Hargreaves (UFRJ), mestre Rodrigo Matos de Souza (UFES), especialista Tiago Lucas Corrêa (Comitê Tramandaí) e Geraldo Medeiros (Jamboo Turismo/E. E. Justino Alberto Thietbohl).
Já para o segundo dia de Fórum está programado um workshop sobre a Fauna no litoral norte do Rio Grande do Sul: biodiversidade e fatores de risco, que terá a mediação do professor da ULBRA Torres, mestre Rivaldo Raimundo da Silva. Os debatedores da atividade serão a doutora Cecília Volkmer Ribeiro, doutora Karina Groch (projeto Baleia Franca), doutor Luiz Roberto Malabarba (UFRGS), doutor Paulo Henrique Ott (GEMARS/UERGS), doutor Márcio Borges Martins (UFRGS), mestre Patrick Colombo (PUCRS), mestre Paulo Grübler (SEMA/DEFAP/PEVA), doutora Maria Cristina Dreher Mansur, mestre Walter Nisa Castro Neto (ULBRA Torres) e mestre Rodrigo Matos de Souza (UFES). Após, serão ministradas duas palestras, sendo a primeira sobre Gerenciamento Costeiro do Brasil, com o doutor Marcus Polette (UNIVALI). A segunda trará Ativos Ambientais de Construções Costeiras e Oceânicas com o doutor Paulo Hargreaves, da UFRJ.
O terceiro dia de evento será marcado pela palestra Condrícties do Sul do Brasil, ministrada pelo professor Walter Nisa Castro Neto. Após, Márcia Engel, representante do projeto Baleia Jubarte, apresentará o monitoramento de baleias jubarte na costa brasileira: pesquisa, conservação e educação ambiental. A bióloga da SMMAM de Torres, Dóra Laidens mediará o workshop Praias Limpas, que contará com a especialista Ala Luisa Tarttaroti (SES/CEVS), doutora Temis Limberg (MPE-RS), capitão Walter Shinzato (Marinha do Brasil), Rodrigo Marques (Sea Shepherd Núcleo RS), Evandro Ricardo da Costa Colaresi (DMAE – Poa), Geraldo Medeiros (Jamboo Turismo/E. E. Justino Alberto Thietbohl – Torres), mestre José Alberto Chemin (ULBRA Torres), mestre Cristiane Weissheimer (FEPAM/DISA) e o major do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, João José Corrêa da Silva.
Gustavo Canela com sua equipe - Foto Harleyson Almeida
No encerramento do evento será gerada uma carta oficial do Fórum Regional do Mar, com informações e ensinamentos, além de recomendações para gestores e a população residente ou veranista no litoral.
O evento que tem como objetivo integrar o público científico e acadêmico, organizações civis, governamentais e privadas, das áreas de saúde, meio ambiente e turismo, na gestão dos ambientes costeiros. A proposta é salientar a inter-relação dos temas no desenvolvimento socioeconômico e na qualidade de vida.
Outro objetivo é compreender a biodiversidade e os bens naturais como elementos vitais para o desenvolvimento turístico e qualidade de vida. Os pesquisadores e palestrantes buscarão, ainda, estimular o recolhimento, gestão e partilha de informações referentes aos ambientes costeiros, promovendo intercâmbios sistemáticos entre as áreas de saúde, meio ambiente e turismo.
Grande parte dos problemas encontrados na zona costeira está diretamente ligado à falta de integração entre os setores ambientais, turísticos e de saúde. Especialistas apontam que uma gestão compartilhada entre estes setores poderá gerar o desenvolvimento regional e a qualidade de vida. A programação trará palestras, workshop, apresentações de resultados de pesquisas e projetos relacionados ao ambiente costeiro, animais marinhos, turismo e desenvolvimento socioeconômico.
O Fórum Regional do Mar é dirigido aos profissionais de turismo, saúde, meio ambiente, gestores públicos, empresários, praticantes de esportes aquáticos, entidades não governamentais, habitantes e veranistas dos ambientes costeiros do Brasil – principalmente do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Uruguai e Argentina.
Diversas entidades de diferentes ramos de atividade trabalham juntas para que o Fórum Regional do Mar se torne um marco na história. A realização é da Prefeitura Municipal de Torres. A organização é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Torres Natural, curso de Ciências Biológicas da ULBRA Torres e da Associação dos Surfistas de Torres (AST); o patrocínio é da Cadiz – A vida em construção, Corsan e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Foto de Harleyson Almeida
O apoio é do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, Escola Estadual Justino Alberto Thietbohl, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) através da Divisão de Saneamento – FEPAM/DISA, Gerenciamento Costeiro (GERCO) e do Museu de Ciências Naturais – FZB/MCN, Grupo de Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Sul (GEMARS), Jamboo Turismo, Marinha do Brasil, Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério Público Estadual/Projeto Ressanear – MPE, Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA/Rio Grande), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Projeto Baleia Franca, Projeto Baleia Jubarte, Sea Shepherd/Núcleo RS, Serviço de Patrimônio da União (SPU), Secretaria Estadual de Saúde/Centro Estadual de Vigilância em Saúde (SES/CEVS), Secretaria Estadual do Meio Ambiente/Parque Estadual de Itapeva (SEMA/DEFAP/PEVA), Prefeitura de Porto Alegre/Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Indústria de Torres (SMTCI), Secretaria Municipal de Saúde de Torres (SMS), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e da Universidade de Luterana do Brasil (ULBRA).
A comissão organizadora do pode ser contata através do telefone (55) 51 3664.1411 ramal 246, do e-mail forumdomar@torres.rs.gov.br, ou diretamente na avenida Bejamin Constant, 154 (2º piso), no centro de Torres. O site oficial do Fórum é www.forumdomar.org.
Gabriel de Mello
Imprensa ACS
ULBRA Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário